laser

Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular
Hospital de Ensino da Santa Casa de Misericórdia de Limeira
Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular
Chefe do Serviço :Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto

           
    >Home
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
borda

 

 

O Desafio da  Construção de um Serviço de Referência e de Ensino  no SUS


O Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital de Ensino da Santa Casa de Misericórdia de Limeira
Tradição
O Hospital de Ensino da Santa Casa de Misericórdia de Limeira tem tradição na  Assistência de Alta Complexidade em Procedimentos Vasculares e Endovasculares  Extracardíacos,  sendo nesta última área um dos primeiros serviços a se instalar no país.
Pioneirismo
O Hospital de Ensino da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira realizou a primeira cirurgia endovascular no Brasil através do SUS, uma “Angioplastia Ilíaca”.
Tem o Programa de  Residência Médica em Cirurgia Endovascular credenciado pelo MEC mais antigo em atividade no país.
 Introduziu no Brasil a técnica de Crioescleroterapia no tratamento das telangiectasias e desenvolveu o primeiro equipamento do mundo para a sua prática em colaboração com a UNICAMP.
Participou das primeiras pesquisas sobre Laser Endovascular no tratamento de Varizes , também em colaboração com a UNICAMP.
É referência científica no Brasil em Doenças Venosas
Introduziu no país a técnica de  controle da Hiper-hidrose com a toxina Botulínica.
Sua equipe já  produziu centenas  de trabalhos científicos, apresentados e/ou publicados em congressos e periódicos
Foram escritos no serviço cerca de 8 capítulos em vários livros da especialidade.
Foram produzidos no serviço 3 cursos em DVDs para médicos
Sua equipe é frequentemente convidada para ministrar conferências e cursos em todo o Brasil
Frequentemente o serviço recebe visitantes do Brasil e Exterior para conhecer técnicas aqui aplicadas.
 É um dos mais antigos e maiores  serviços de cirurgia Vascular em Atividade no interior de São Paulo
Ensino
O Hospital de Ensino da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira foi  credenciado como Hospital de Ensino por  portaria do MEC.
Mantêm em atividade 13 programas de Residência Médica todos aprovados pelo MEC. Mantém programa de internato para estudantes de quinto e sexto ano da graduação em Medicina.
O Departamento de Cirurgia Vascular tem em atividade dois programas de formação especializada, em Cirurgia Vascular e em Cirurgia Endovascular, ambos credenciados definitivamente pelo MEC. Na área de Cirurgia Endovascular tem o mais antigo programa em atividade no país, com a duração de 1 ano, onde o Médico Residente pratica os procedimentos endovasculares sob supervisão de 5  Cirurgiões Endovasculares habilitados pela AMB, Sociedade Brasileira de Radiologia e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Endovascular.
Porta de Entrada Exclusiva através do Serviço de Emergência do hospital e através de ambulatórios próprios da  Secretaria Estadual e Municipal de Saúde
Todos os pacientes do SUS, que tem acesso a Cirurgia Endovascular e Cirurgia Vascular, provem do Ambulatório Regional de Especialidades Médicas da Secretaria Estadual da Saúde- DIR XV, da Central de vagas do DIR XV, ou do Ambulatório de Cirurgia Vascular da Secretaria Municipal de Saúde de Limeira. Isto deixa bem caracterizado o compromisso do hospital e do Departamento de Cirurgia Vascular com o atendimento público.
Resolutividade
Um dos maiores problemas do sistema público de saúde é a Resolutividade. O Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital de Ensino da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira apresenta os mais altos índices de Resolutividade, que podem ser comprovados pela central de vagas do DIR XV, recebendo pacientes de toda a região e de regiões mais distantes  e não encaminhando para outros locais. Todos os pacientes após alta retornam para os serviços públicos para acompanhamento.
Investimentos em equipamentos
O setor de Cirurgia Endovascular conta com equipamentos de última geração, obtidos com recursos próprios,  para a prática da Cirurgia Endovascular e Angioradiologia.
Investimento de Recursos Humanos
O Serviço de Endovascular conta com 5 experientes cirurgiões endovasculares, todos habilitados em Área de Atuação em cirurgia endovascular pela AMB. Além de Anestesistas, Clínicos, Cirurgiões Vasculares, Intensivistas, Cirurgiões Cardíacos e serviço de enfermagem e auxiliares, perfeitamente integrados e em plena atividade. Estes profissionais   trabalham como  uma equipe coesa, eficiente  e bem estruturada
Publicações Científicas
O serviço tem intensa atividade científica, com publicação de capítulos de livros, apresentação em congressos, publicações em revistas médicas, realização de cursos no serviço e em congressos, realização de várias conferências, edição de cursos para médicos em DVDS. Seus médicos são frequentemente convidados para palestras em todo o país  e participam de bancas de tese.
Formação Especializada e Pedagógica
O departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital de Ensino da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira conta com 3 Cirurgiões Endovasculares, 2 Cirurgiões Vasculares e Endovasculares, 5 Cirurgiões Vasculares. Possuem titulação acadêmica, sendo 1 Doutorado e 2 mestrados. Todos têm Residência Médica e títulos de especialista pelo MEC e /ou AMB
Perfeita Interação do Sistema Único de Saúde Público e Privado
O serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital de Ensino da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira conseguiu realizar uma perfeita estruturação de atendimento, onde a palavra, Único, pilar do sistema público de Saúde Brasileiro foi levada a sua melhor interpretação. O público e o privado inter-relacionados, considerando atendimento universal, mas com Qualidade e Resolutividade. Os ambulatórios públicos municipais  da cidade sede, o Ambulatório de Especialidades da Secretaria da Saúde e a central de vagas do DIR XV, que reúne outros municípios de região e recebe solicitações são a porta de entrada e saída do sistema. Todos os pacientes são atendidos nos ambulatórios e após alta são acompanhados por cirurgiões vasculares em ambulatórios especializados, pertencentes ao Estado de São Paulo ou ao município. O ARE de Limeira tem fichas informatizadas em rede com o Hospital de Ensino da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira. Assim sendo o prontuário do paciente no ARE pode ser acessado no hospital e o prontuário hospitalar pode ser acessado no ARE. Um programa para computador  totalmente desenvolvido no departamento e já apresentado em  congresso de Cirurgia Vascular, permite a integração, que economiza tempo dos profissionais e gastos com exames duplicados, e melhoram a qualidade do atendimento.
Transparência de Condutas.
Todos os casos submetidos a procedimentos  vasculares e endovasculares são discutidos em reuniões  semanais com os Médicos Residentes e Médicos do serviço e as condutas são estabelecidas após discussão clínica.. Existe total transparência, sendo indicado para procedimentos endovasculares os pacientes que preenchem os requisitos de protocolos internacionais e nacionais.
Qualidade
Sabemos que hoje oferecemos um dos mais eficientes  atendimentos públicos na área de Cirurgia Vascular e Endovascular em todo o país, e seguramente somos um dos mais bem estruturados serviços oferecidos ao SUS nesta área. Nossas estatísticas de resultados estão entre os melhores números do país . Nossos Cirurgiões são  reconhecidos e convidados para conferências nos mais importantes conclaves médicos da especialidade em todo o país.  Tanto em  Cirurgia Vascular Arterial, como Venosa e em Cirurgia Endovascular possuímos recursos humanos médicos da mais alta formação acadêmica.
A Construção de um serviço de referência no SUS
O serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital de Ensino da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira foi construído lentamente, por mais de 30 anos,  movido muito mais pelo ideal de seus fundadores e atuais profissionais do que por motivos econômicos. O apoio recebido até hoje, embora presente, foi sempre menor do que o necessário, o que não nos desanimou, mas sim estimulou para enfrentar as dificuldades e o desejo de aumentar  e melhorar o atendimento público. Conseguimos nos tornar um serviço de referência da cirurgia vascular reconhecido em todo o país e continuamos  ambiciosos quando se trata de crescer, mas principalmente somos desejosos de um serviço de alta qualidade e justo, aonde um paciente do SUS, pode ser atendido, assim como qualquer outro paciente conveniado  ou particular.
Novos Objetivos – O futuro
Criação do Serviço Próprio  de Métodos Não Invasivos em Cirurgia Vascular
Criação de Centro de Referência em Cirurgias Vasculares de Grande Porte
Criação de Centro de Referência em Pé Diabético
Criação de Centro de Referência em Reabilitação de  amputados por doenças vasculares
Aumento do Número de vagas credenciadas para Residência de Cirurgia Endovascular