logo clinica naturale Varizes Info logo varizes Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
diretor medico
Informações sobre varizes para pacientes e profissionais de saúde
Informations about varicose and spider veins for patients and health professionals
Information à propos des varices et des télangiectasies pour patients et profissionnelles de la santé
HOME A Clínica Médicos Agendamento Hospitais Email Aesthetic News Search
  O que são ?
  Os tipos
  Porque aparecem ?
  Complicações
  Prevenção
  Perguntas e Respostas
  Vasos da Face
  Tratamentos de Varizes
  Escleroterapia
  Crioescleroterapia
  Laser para vasos
  Microcirurgia
  Cirurgia a Laser
  Cirurgia de Varizes
  TCV- Manutenção
  Tratamento - Vasos face
  Texto Completo
  Pesquisas
  História das Varizes
  Setor Médico
  Referências Científicas

Cirurgia Convencional de Varizes

Indicado

Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4

Local de realização

Day Hospital

Internação Hospitalar

Desnecessária ou 1 dia

Repouso

7 a 30 dias

Tempo para o procedimento

1 a 5,5 hs

Retorno para as atividades domésticas

7 a 21 dias

Retorno para as atividades profissionais

7 a 30 dias

Retorno para as atividades esportivas

7 a 45 dias

Restrições

Sol por 45 a 60 dias

É um procedimento realizado em Day Hospital ou Hospital Geral, para portadores de varizes de médio e grosso calibre. Tipos 2, 3 e 4. A necessidade ou não de internação vai depender da extensão do procedimento, e varia da alta no mesmo dia até 1 dia de internação. O tempo de repouso é mais prolongado, se estendendo por 7 a 30 dias.

Este procedimento vai tratar as veias aparentes e suas causas. Assim serão retiradas as safenas se estiverem doentes, as colaterais, as perfurantes, as veias reticulares. Portanto são tratadas as "raízes" (safenas), os "troncos" (ramos colaterais) e os "galhos" (microvarizes). As "folhas" (os vasinhos) serão tratadas posteriormente com Crioescleroterapia.

Resultados de Cirurgia de VarizesA escolha das veias a serem retiradas

O paciente passa no pré-operatório por uma fase que chamamos de "marcação das varizes". Neste procedimento pré-operatório, são desenhadas na perna, pelo cirurgião as veias que estão doentes, e são identificadas pelo exame clínico ou por ultra-som os pontos que apresentam refluxo ou estase, e que deverão ser tratados na cirurgia. Durante a cirurgia, o cirurgião vai seguir sua marcação prévia, como se fosse um projeto, para que os resultados sejam os melhores possíveis.

A questão das safenas

A decisão de retirada ou não das safenas é muito importante. Temos 4 safenas. As 4 safenas na maioria das vezes não estão visíveis, mas os sinais de seu comprometimento são identificáveis pelo especialista. Quando estão comprometidas, devem ser retiradas. O resultado imediato é muito parecido, quer se tenha retirado ou não as safenas, mas a longo prazo, as varizes podem reaparecer com mais facilidade na presença de uma safena doente do que na sua ausência.

As safenas são como "raízes", de uma árvore, não aparecem, mas se a árvore for retirada no nível da terra, sem as raízes, elas brotarão novamente. Então para se controlar mais efetivamente e duradouramente o problema, as "raízes" - safenas, devem ser eliminadas, se necessário.

Por outro lado as safenas embora não tenham qualquer importância para o funcionamento da circulação, podem ser utilizadas com substitutos ou estepes, para as coronárias que são vasos do coração, ou para as artérias de membros, quando estão acometidas. Mas o paciente não precisa se preocupar, o cirurgião vai sempre decidir com bom senso, e só retirar as safenas comprometidas, que são inúteis como substituto, ou então apenas 1 ou 2, que estão mais alteradas, deixando as outras, normais ou com pequenas alterações, preservadas para estas eventualidades. Em determinadas situações, as safenas estão tão alteradas e causando tantos problemas que necessitam ser retiradas totalmente. Mas nestes casos, seriam inúteis como substitutos e podem ser eliminadas. Se não fossem retiradas, teríamos o insucesso da cirurgia. Se forem um dia necessárias para uma substituição, e não estiverem disponíveis, podem então ser utilizadas outras técnicas de revascularização , como as artérias mamárias e as angioplastias. O Cirurgião com bom senso está sempre raciocinando sobre todas estas eventualidades, e escolhendo o melhor para o paciente.

A nova técnica de Endovenous Laser Treatment - EVLT

Uma nova técnica foi descrita para o tratamento das varizes de membros inferiores de maior calibre, é o chamado Endovenous Laser Treatment, ou EVLT, o Tratamento Endovenoso das Varizes. Nestá técnica é utilizado um LASER, que é transmitido por uma fibra ótica, que passada por dentro das veias, as trata e elimina da circulação. A principal vantagem é uma melhora substancial do tempo de recuperação pós-operatória, porque a cirurgia se torna menor. Para mais detalhes sobre o EVLT clique no link abaixo.

 

Cirurgia de Varizes

 

Seguimos os  princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: